A comunicação interna é uma via de mão dupla, parte da direção para os profissionais e dos profissionais para com a direção. Vale ressaltar que tão importante como comunicar é saber escutar. Escutar com sinceridade e interesse em agir sobre a informação recebida.
Os 5 "C's" de uma comunicação interna eficaz são:
- Clareza;
-Consistência;
-Continuidade;
-Concisão;
-Completude.
Comunicação interna eficaz é ter foco em poucas mensagens, as mesmas devem ser claras, consistentes, concisas, completas e, sobretudo devem ter continuidade. É muito ruim quando alguém inicia uma conversa e não termina, não é? Nas organizações não deve ser diferente, não deixem os assuntos pela metade.
A Comunicação é fator de satisfação. As pesquisas de satisfação e clima do público interno precisam medir necessariamente se as mensagens da organização estão gerando credibilidade e prática dos valores da organização. O público interno é um importante stakholder.
A imagem que os profissionais têm de sua própria organização é à base da imagem externa da empresa. Os profissionais são os “melhores porta-vozes” da instituição em que trabalha. A opinião dos profissionais sobre a organização vale muito para quem está de fora, são eles os maiores propagandistas de organização
De acordo com uma matéria publicada na capa da revista Exame: "Dois em cada três executivos já pensam em mudar de emprego - um problema para as pessoas e para as empresas?".
Esses sintomas evidenciam que as organizações, hoje em dia, não têm uma estratégia de relacionamento com seus funcionários, por isso a importância de se ter uma comunicação interna pautada nos 5 C´s.
Construir relacionamentos com seus profissionais: informar, persuadir, envolver e motivar deveria ser a prioridade n° 1 de qualquer líder empresarial, isso é comunicação hoje!