quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como aumentar as chances de seu e-mail ser lido


É imensa a quantidade de e-mail´s que recebemos ao longo do dia, muitos deles descartamos antes mesmo de ver o conteúdo.  Vivemos num mundo imediatista e de muita correria para todos.
Se você está tendo que enviar o mesmo e-mail repetidas vezes para que ele receba a atenção que merece, talvez sua mensagem precise ser escrita de maneira mais efetiva. Evite que seus e-mails sejam considerados apenas "mais um" e mandado para a lixeira

Ao escrever um e-mail que você deseja que seja lido, fique atento:

·         Seja sucinto ao escrever muitas pessoas até passam da primeira etapa, que é abrir o e-mail, mas quando se deparam com o conteúdo extenso, logo descartam. Ele não deve ser maior do que uma tela.
·         Seja simples, não precisa provar nos e-mail´s que você tem um amplo vocabulário, esse não é o objetivo, é? O Objetivo é se comunicar, então seja claro e não esqueça, separe as idéias contidas na mensagem em parágrafos curtos
·         Seja consciente, caso a mensagem tenha por objetivo pedir que o destinatário lhe faça algo, deixe isso explícito já na primeira ou segunda frase do e-mail.
·         Seja criativo, coloque a cabeça para funcionar e faça algo lúdico, que desperte a curiosidade das pessoas, mas cuidado com a dose de humor.
·         Seja profissional, gramática e pontuação. Letras maiúsculas e pontuação apropriada são tão necessárias em e-mails quanto são nas tradicionais cartas enviadas pelos correios. Cuidado com abreviações e gírias.
·         Seja persistente, calma! Ninguém chega nesse mundo “pronto” para a vida. Reorganize suas idéias a partir dos retornos que tiver para se adequar mais ao público escolhido.
·         Seja antenado, privacidade é ilusão. Nunca assuma que a única pessoa que terá acesso ao e-mail enviado é a pessoa para quem ele realmente foi enviado. Se você precisa falar algo realmente confidencial, diga-o pessoalmente.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os 5 C´s da Comunicação Interna


A comunicação interna é uma via de mão dupla, parte da direção para os profissionais e dos profissionais para com a direção. Vale ressaltar que tão importante como comunicar é saber escutar. Escutar com sinceridade e interesse em agir sobre a informação recebida.
Os 5 "C's" de uma comunicação interna eficaz são:
- Clareza;
-Consistência;
-Continuidade;
-Concisão;
-Completude.

Comunicação interna eficaz é ter foco em poucas mensagens, as mesmas devem ser claras, consistentes, concisas, completas e, sobretudo devem ter continuidade. É muito ruim quando alguém inicia uma conversa e não termina, não é? Nas organizações não deve ser diferente, não deixem os assuntos pela metade.
A Comunicação é fator de satisfação. As pesquisas de satisfação e clima do público interno precisam medir necessariamente se as mensagens da organização estão gerando credibilidade e prática dos valores da organização. O público interno é um importante stakholder.
A imagem que os profissionais têm de sua própria organização é à base da imagem externa da empresa. Os profissionais são os “melhores porta-vozes” da instituição em que trabalha. A opinião dos profissionais sobre a organização vale muito para quem está de fora, são eles os maiores propagandistas de organização
De acordo com uma matéria publicada na capa da revista Exame: "Dois em cada três executivos já pensam em mudar de emprego - um problema para as pessoas e para as empresas?".
Esses sintomas evidenciam que as organizações, hoje em dia, não têm uma estratégia de relacionamento com seus funcionários, por isso a importância de se ter uma comunicação interna pautada nos 5 C´s.
Construir relacionamentos com seus profissionais: informar, persuadir, envolver e motivar deveria ser a prioridade n° 1 de qualquer líder empresarial, isso é comunicação hoje!




terça-feira, 28 de setembro de 2010

Redes Sociais para os negócios – Estreite sua relação com seu consumidor


A transformação nas relações com os consumidores e o poder que suas vozes ganharam para se manifestar e influenciar outros consumidores é um caminho sem volta e muitas empresas já perceberam isso.
Grandes empresas, antenadas com os avanços da internet, estão aprendendo a ouvir, a entender e a interagir com comunidades, blogs e todo tipo de comunicação on-line postada diretamente pelos usuários. Monitorando as redes sociais, as empresas conseguem avaliar como anda a comunicação da sua marca junto ao seu público-alvo e perceber quais são os principais problemas, seus pontos fortes, desejos e necessidades dos consumidores.
O desafio de montar uma boa estratégia não é fácil, mas com um bom planejamento e muito trabalho, os cases de sucesso mostram que o resultado vale a pena.
Hoje em dia é comum que empresas criem perfis no facebook, Orkut, Twitter etc. O principal objetivo é divulgar suas marcas através das redes sociais. Mas, de nada adianta ter as ferramentas se não saber usá-las.
Dicas:
1-      Demonstre o que sua empresa faz
Mostre na rede o que sua empresa faz. Os clientes vão conhecer o seu negócio além do papel e você conseguirá transmitir também seus valores. O diretor de marketing da Blendtec, George Wright,  fez isso e conseguiu impulsionar as vendas da Blendtec em 700%.
2-      Espalhe a sua marca
Quer atrair mais tráfego para seu site? Ajude a espalhar a sua marca incentivando os visitantes a partilhar os conteúdos de que gostam. Uma maneira de promover a partilha de conteúdo de seu site é instalar um widget, como o AddThis, que automatiza links para sites populares.
3-      Tenha cuidado com o que fala
Mas tenha cuidado o que você diz sobre os outros. Quando Leslie Richard, proprietário de uma empresa de vestuário Carolina do Norte, descreveu Vision Media Television como um “spam”, ela foi processada em US $ 20 milhões.
4-      Conecte os funcionários
Empresa como a IBM tem construído redes em “casa”, que conectam empregados que trabalham em locais diferentes. A Agência Hoffman, uma empresa de relações públicas, usa Ning, que permite aos utilizadores construir redes sociais personalizadas, para conectar seus funcionários nos EUA, Europa e Ásia.
5-      Descubra clientes potenciais
Uma breve pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a achar clientes em perspectiva que pode não estar ciente de sua empresa, mas ainda assim, poderiam se beneficiar com seu produto ou serviço.
6-      Marque sua publicidade on line
Ambos Facebook e MySpace, permitem que empresas veiculem anúncios que atraiam grupos específicos de usuários baseados na informação que eles incluem em seus perfis.

7-Deixem os consumidores ajudarem
Ouça o que seus consumidores têm a dizer e promova mudanças para melhorar seus negócios.