terça-feira, 28 de setembro de 2010

Redes Sociais para os negócios – Estreite sua relação com seu consumidor


A transformação nas relações com os consumidores e o poder que suas vozes ganharam para se manifestar e influenciar outros consumidores é um caminho sem volta e muitas empresas já perceberam isso.
Grandes empresas, antenadas com os avanços da internet, estão aprendendo a ouvir, a entender e a interagir com comunidades, blogs e todo tipo de comunicação on-line postada diretamente pelos usuários. Monitorando as redes sociais, as empresas conseguem avaliar como anda a comunicação da sua marca junto ao seu público-alvo e perceber quais são os principais problemas, seus pontos fortes, desejos e necessidades dos consumidores.
O desafio de montar uma boa estratégia não é fácil, mas com um bom planejamento e muito trabalho, os cases de sucesso mostram que o resultado vale a pena.
Hoje em dia é comum que empresas criem perfis no facebook, Orkut, Twitter etc. O principal objetivo é divulgar suas marcas através das redes sociais. Mas, de nada adianta ter as ferramentas se não saber usá-las.
Dicas:
1-      Demonstre o que sua empresa faz
Mostre na rede o que sua empresa faz. Os clientes vão conhecer o seu negócio além do papel e você conseguirá transmitir também seus valores. O diretor de marketing da Blendtec, George Wright,  fez isso e conseguiu impulsionar as vendas da Blendtec em 700%.
2-      Espalhe a sua marca
Quer atrair mais tráfego para seu site? Ajude a espalhar a sua marca incentivando os visitantes a partilhar os conteúdos de que gostam. Uma maneira de promover a partilha de conteúdo de seu site é instalar um widget, como o AddThis, que automatiza links para sites populares.
3-      Tenha cuidado com o que fala
Mas tenha cuidado o que você diz sobre os outros. Quando Leslie Richard, proprietário de uma empresa de vestuário Carolina do Norte, descreveu Vision Media Television como um “spam”, ela foi processada em US $ 20 milhões.
4-      Conecte os funcionários
Empresa como a IBM tem construído redes em “casa”, que conectam empregados que trabalham em locais diferentes. A Agência Hoffman, uma empresa de relações públicas, usa Ning, que permite aos utilizadores construir redes sociais personalizadas, para conectar seus funcionários nos EUA, Europa e Ásia.
5-      Descubra clientes potenciais
Uma breve pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a achar clientes em perspectiva que pode não estar ciente de sua empresa, mas ainda assim, poderiam se beneficiar com seu produto ou serviço.
6-      Marque sua publicidade on line
Ambos Facebook e MySpace, permitem que empresas veiculem anúncios que atraiam grupos específicos de usuários baseados na informação que eles incluem em seus perfis.

7-Deixem os consumidores ajudarem
Ouça o que seus consumidores têm a dizer e promova mudanças para melhorar seus negócios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário